Colégio Estadual General Osório - Grupo F - Maria de Lourdes e Anne Rose
Ao assistir o vídeo do Fantástico sobre o uso do celular em sala de aula, achei pertinente trabalhá-lo com os alunos, devido ao “uso e abuso” desse aparelho pela classe estudantil.
Tema: Uso do celular em sala de aula
Objetivos
• Conscientizar o aluno a respeitar o ambiente em que se encontra quando estiver fazendo uso do celular.
• Proporcionar ao educando conhecimento de lugares em que leis municipais proibem o uso de celular em sala de aula.
• Construir regras/ou texto sobre o uso do celular em sala de aula.
Duração: 2 horas/aulas
Estrutura curricular: Ensino Fundamental
Competências e conhecimentos prévios
• Conhecimento de que em alguns estados existem leis municipais que proíbem o uso de celular na sala de aula.
Metodologia:
• Leitura das publicações sobre as leis municipais que proíbem o uso do celular em sala de aula;
• Assistir aos vídeos;
• Comentários gerais;
• Dividir a turma em pequenos grupos;
• Elaboração de Textos e de Regras para utilização do celular em sala de aula:
• Apresentação dos grupos.
Orientações:
Antes da realização da aula foi sugerido aos alunos a leitura na internet de artigos que tratam de leis municipais que proíbem o celular em sala de aula.
Em sala de aula foi mostrado o vídeo do fantástico. Após a exibição do vídeo foi promovido um debate sobre o uso do celular em sala de aula com alunos manifestando-se pró e contra o assunto tratado.
Em seguida foram exibidos dois vídeos que mostram atitudes radicais de dois professores ao serem interrompidos durante a explanação de sua aula pelo toque do celular do(a) aluno(a); o que ocasionou nova discussão sobre o comportamento dos professores apresentados no vídeo. Foi observado pelos alunos que alguns professores também fazem uso do celular em sala de aula mas não permitem que os alunos o façam.
Posteriormente os alunos foram divididos em equipes para elaboração de um “contrato” sobre a utilização do celular em sala de aula.
Recursos: Vídeo, TV, DVD, máquina fotográfica (para registro) e Xerox de textos (internet)
Recursos Complementares
Segue links utilizados na realização das atividades:
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=i1REY9q3JUc
ADOLESCENTES x CELULARES
http://video.google.com/videoplay?docid=8406195057225220662&ei=cdbtSrKDApzE2wKOxJzoBQ&q=o+uso+de+celular+na+sala+de+aula&hl=pt-BR#
Vídeo professor Estressado
Artigos sobre as leis municipais em alguns Estados:
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/10/14/298149966.asp
http://www.ive.org.br/IVE/index.php?option=com_content&task=view&id=379&Itemid=0
http://www.onorte.com.br/noticia/109499.html
http://www.adec-df.org.br/noticias/2697_noticias.htm
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543906
Placa de sinalização:
http://www.fisiostore.com.br/product.aspx?idProduct=SINA-250AL
Avaliação:
Os alunos foram avaliados em todos os momentos das atividades, no momento das discussões sobre o tema da aula e na elaboração dos textos e regras de utilização do celular na sala de aula..
Reveja a Atividade de Hipertexto
domingo, 1 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário