segunda-feira, 23 de novembro de 2009

KARAOKÊ DE POEMAS

Autora - Maria de Lourdes Oliveira Alexandrino de Souza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Espera-se com as aulas que aqui serão propostas:
1- Sensibilizar o aluno com a leitura do texto poético.
2-Desenvolver as competências de leitura e interpretação de poemas.
3- Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.
4- Estimular a oralidade.
5- Exercitar a escuta.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deverá saber a diferença entre a linguagem da narrativa e a linguagem poética (lírica e subjetiva); a organização do texto poético bem como as características que compõem esse tipo de texto(rimas, estrofes, versos).
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
1ª atividade
Exibição da entrevista do professor Cesar Magalhães Borges, no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9893/167_a_arte_de_entoar_versos.mp3


Nesta entrevista o professor fala da importância da entonação na leitura do poema: “É a partir da palavra entoada que a música de um poema se faz sentir dar-se a perceber e melhor se evidencia”.
2ª atividade
Reúna os alunos em círculo e distribua a Xerox do poema “Retrato” de Cecília Meireles..
Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
-Em que espelho ficou perdida a minha face?

- Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa.
Converse sobre o texto
1. Peça que observem a disposição dos versos.
2. Questione o porquê do título do poema..
3. Qual o sentimento presente neste texto?
4. Com base no texto descreva o “eu - lírico” ontem e hoje.
5. A quem a autora questiona no final do poema?
6. Questione a impressão deles em relação ao poema.
- Faça uma leitura compartilhada com ênfase na entonação.

Dica para o professor: Assista a este vídeo:
http://www.youtube.com/results?search_query=leitura+de+poesia+com+Vera+Barbosa&search_type=&aq=f
A atriz Vera Barbosa mostra a importância do trabalho de leitura de poesia em sala de aula e ensina, com dicas práticas, como aproveitar ao máximo essa atividade
Preparação para a 2ª aula
Faça uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos e anote para providenciar Xerox e vídeos.
2ª aula
Disponha os alunos em círculo.
Distribua Xerox dos poemas que eles irão ouvir para acompanharem a leitura observando a dicção, entonação e postura dos leitores.
Karaokê de poemas: divida a sala em grupo de leitores e avaliadores. Os alunos leitores lerão poemas exibidos no vídeo observando a entonação, postura, dicção e interpretação. Ao término da leitura os alunos avaliadores farão a somatória de pontos da apresentação dos alunos. Os alunos com a maiores pontuações receberão brindes.
Recursos complementares:


Soneto da Fidelidade



Soneto do Amor Total




heref='http://www.youtube.com/watch?v=OJJG5elOJVg'>http://www.youtube.com/watch?v=OJJG5elOJVg
http://www.youtube.com/watch?v=CaexXJ6UFnw
http://www.youtube.com/watch?v=2hG9PsqJGds&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_PhIm8aW89w
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38
http://www.youtube.com/watch?v=Bhk8DNEokiA
http://www.youtube.com/watch?v=Ca76vUpNBMY
http://www.youtube.com/watch?v=A4p4aa5Nu6o
http://www.youtube.com/watch?v=Id2NoXiBTJk

Avaliação
Avaliar o desempenho do aluno através da participação, apresentação oral observando os critérios estabelecidos: boa dicção, entonação, fluência e postura adequada. Os alunos ouvintes serão avaliados quanto ao exercício da escuta.
(Observação:A aula foi desenvolvida desta forma pois na nossa escola não dispomos de Laboratório de Informática).

Um comentário: